Babel Feelings Parece a Torre de Babel
Escrito por Gabriela Nunes
Leia até o final. Prometo que vai fazer sentido!
Mudanças climáticas. Crise financeira mundial. Grupos extremistas (Islâmicos). 39 países consideraram estes assuntos como os problemas mais preocupantes para o mundo. Ano, 2014.
O ano é 2023. Estamos preocupados com as mudanças climáticas, com a crise financeira mundial que estamos vivendo, e com grupos extremistas (brasileiros dessa vez).
No livro “21 lições para o Século XXI”, o historiador PhD Yuval Noah Harari aborda temas relevantes sobre os problemas que foram e a serão enfrentados pela humanidade. O moralismo excessivo e o ego do indivíduo que não se reconhece moralista e tampouco egóico impedem que o ser diferente seja aceito e que haja harmonia no todo.
As pessoas desejam construir um mundo melhor, um futuro melhor. Desejam diminuir o efeito estufa, ter mais igualdade, mais equilíbrio entre as áreas da vida, e mais “good vibes”. Impeditivos: as próprias pessoas. As pessoas querem construir um mundo melhor, só que a partir da sua concepção do que é o melhor.
Diz um conto bíblico, que após o dilúvio pessoas se reuniram para criar uma torre tão alta que pudessem chegar mais perto de Deus e serem reconhecidos por esta obra; a Torre de Babel. Eles estavam indo bem, mas aparentemente Deus não gostou da proposta e então decidiu diversificar a língua com que eles falavam, dessa forma eles não se entenderiam e não poderiam continuar o projeto. E assim, foi cada um para um lado.
Eles tinham um objetivo em comum. O impeditivo? Não conseguiam se comunicar. Te parece familiar?
Objetivo comum: ter bons momentos em família. Impeditivo: bom momento para o pai é silêncio, para a mãe é conversar sobre o dia e para o filho é usar as redes sociais.
Objetivo comum: superar a meta da empresa. Impeditivos: vendas quer vender mais e com mais velocidade, o jurídico que garantir que não haja problemas judiciais futuros, o financeiro precisa ter tudo sob controle e os prazos do sistema são engessados, o gerente é chefe e não líder... e por aí vai.
E por isso, digo: Babel feelings... ou sentimentos de Torre de Babel.
Temos o mesmo objetivo enquanto sociedade, mas enquanto não alinharmos a nossa comunicação, vai ser impossível caminhar em direção ao progresso.
Todo mundo é lindo, legal e bom enquanto está quieto. Mas me parece que ao abrir a boca, o ser humano pode causar grandes estragos. Assim como grandes feitos também.
Costumo dizer que a comunicação é o nosso super poder. Só precisamos escolher se seremos heróis da Marvel ou os The Boys e o Deadpool.
A comunicação é obrigatória. Nascemos e morreremos nos comunicando com o outro. Se vamos comunicar bem ou mal, é uma decisão individual de cada um.
Sobre Gabriela Nunes
Apaixonada por pessoas, comunicação, neurociência e doses de humor, com isso, defini a minha missão de vida: Despertar a Empatia com Empatia através da Comunicação. Quero contribuir para que as pessoas se reconectem com a essência empática nata do ser humano. De forma leve e prática para que todo tipo de público compreenda, eu abordo temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada ser humano, oferecendo conhecimento e ferramentas para que possam desenvolver a sua autocons